CriptoGoma    Guias sobre segurança    Blog    Arquivos

Configure seu próprio serviço de armazenamento em nuvem com Nextcloud

Você provavelmente já usou ou usa alguns dos serviços de armazenamento privado em nuvem mais famosos como o Google Drive, Dropbox, iCloud, Box, Mega, Microsoft OneDrive, Amazon Drive e tantos outros disponíveis na grande rede mundial de computadores, desde quando me tornei um cidadão da Internet eu uso serviços de armazenamento em nuvem porque dispensa pendrives, HDs externos, é acessível de qualquer lugar com Internet além de ser barato ou gratuito — se você não precisa de tanto espaço de armazenamento.

Mas, nem tudo que é de graça é realmente gratuito, com a expansão de programas de vigilância em todo o mundo que visam monitorar a vida on-line de usuários do mundo todo possibilitando a investigação de dados em tempo real, além de monitorar, avaliar e recuperar o conteúdo. Há anos atrás o mais conhecido programa de vigilância do governo americano foi revelado pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, o PRISM, e mostrou que espionagem em tempo real não é coisa de filme de Hollywood.

Desde a relevação do PRISM, o programa de vigilância do governo americano, eu tenho usado ferramentas para tentar burlar, evitar e dificultar a vigiância, usando Dropbox por anos houve épocas que eu encriptava tudo usando Veracrypt e então enviava para a nuvem (sim, old school), mais tarde o Cryptomator começou a fazer esse trabalho e hoje eu optei por manter meu próprio serviço de armazenamento em nuvem usando Nextcloud como plataforma.

O Nextcloud faz com que qualquer pessoa com um servidor possa hospedar e distribuir seu próprio armazenamento e efetivamente ter sua própria nuvem! Aqui tem algumas vantagens:

  • Controle sua nuvem, o software e o sistema operacional do servidor
  • Fácil acesso em qualquer lugar com Internet
  • Open source, sim, é aberto!
  • Criptografia de ponta a ponta
  • Aplicativos (plugins) que tornam a aplicação poderosa

Você pode ver mais detalhes e outros produtos do Nextcloud aqui. Vamos começar com instruções de como você pode configurar seu próprio serviço de armazenamento em nuvem!

Infraestrutura

Você pode instalar o Nextcloud em:

  • Servidores VPS — na Digital Ocean e Vultr você encontra servidores a 2.50/5.00 USD ou se desejar um serviço brasileiro, a Locaweb tem servidores a 17,90 R$.
  • Servidores web com CPainel por exemplo.
  • Hospedagem terceirizada

    Configuração

Instalar e configurar o Nextcloud depende da infraestrutura que você escolheu e está usando, aqui tem alguns links com instruções recomendadas: VPS

Servidores web

Hospedagem terceirizada Esse tipo de hospedagem o provedor de serviço faz a configuração e mantém todo o serviço e você apenas recebe as credenciais de acesso a administração, você não precisará fazer nenhuma instalação.


Quer mais? Conheça o GitHub do Nextcloud e a página de Suporte se desejar contribuir ou ajuda.