CriptoGoma    Guias sobre segurança    Blog    Arquivos

CriptoGoma: a CriptoFesta edição casinha

Direto ao ponto:

Estamos vivendo uma situação única e inesperada, que mudou rapidamente nosso estilo de vida. A necessidade do isolamento físico para conter o avanço do coronavírus nos obrigou a encontrar outras formas de nos relacionarmos e nos ajudarmos. Enquanto isso, tecnologias de vigilância e controle são a aposta de Estados e corporações para o enfrentamento desta crise.

Acreditando que trocas de conhecimento e experiências sobre tecnologia e política, privacidade, software livre, cultura e segurança na internet são necessárias, se torna imperativo promover um encontro sobre a temática - mesmo que seja cada da sua casa. Por isso, anunciamos a CriptoGoma, a criptofesta edição casinha.

logo

O evento acontecerá virtualmente do dia 08/06 ao dia 11/07, através do nosso canal do YouTube (youtube.com/ColetivoEncripta) em formato de live. A programação será preenchida naquele estilo que conhecemos e amamos: chamado de atividades (do inglês, call for papers). Após a gravação, as atividades serão disponibilizadas no PeerTube e no Internet Archive.

Além disso, como não é só de live que as criaturas se alimentam durante a quarentena, queremos incentivar o intercâmbio de conteúdo escrito sobre a temática. Por isso, fazemos também um chamado de escritos: você envia para nós um texto, zine, guia ou artigo que tenha escrito e publicaremos em nosso site, com os devidos créditos e licença (que estiver atribuída).

Chamado de escritos

Até o dia 11/07 você pode nos enviar um escrito para ser publicado aqui no blog.

Link para envio de escritos

Programação

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
08/06
X
09/06 - 19h
Dispositivo monitoramento: uso de spin-offs militares no controle de epidemias e na atual pandemia do Covid-19
Thaiane Mendonça e Acácio Augusto (LASInTec)
10/06
X
11/06
X
12/06 - 19h
Navegador Tor: Privacidade e Liberdade na Internet
userjack
13/06
X
14/06
X
15/06
X
16/06 - 19h
Segurança de Pés Descalços: em que pé estamos? por uma visão estratégica e coletiva da segurança
Coletivo Mar1sc0tron
17/06
X
18/06 - 19h
Oficina virtual de podcast
Coletivo Planètes/Fagulha Podcast
19/06
X
20/06
X
21/06
X
22/06
X
23/06 - 19h
O elo mais fraco da nossa segurança: S&nh5s
caioau
24/06
X
25/06
X
26/06 - 19h
Da liberdade ao neoliberalismo: vigilância, precarização e exclusão como política de uso de tecnologias na educação
Jamila Venturini
27/06
X
28/06
X
29/06
X
30/06 - 19h
Introdução a Assembly
Pablo
01/07
X
02/07
X
03/07 - 19h
Você é usuária ou usada?
Coolab
04/07
Introdução a Livecoding

Joenio
05/07
X
06/07
X
07/07 - 19h
Transplante de instalação para usar Luks
Kretcheu
08/07
X
09/07
X
10/07 - 19h
O que são os “Bots” do Twitter e como vem influenciando a política brasileira contemporânea
Sergio Henrique Silva
11/07
17h - Programando música com Foxdot

18h - Performances Algorave Brasil
12/08
X
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo



Mais detalhes das atividades

Data Palestrante Título e descrição
09/06 - 19h Acácio Augusto e Thaiane Mendonça (LASInTec)

O LASInTec (lasintec.milharal.org) é um grupo de pesquisa que faz ações de extensão. Interfere, a partir da universidade pública, nas conversações e debates sobre segurança pública e internacional, autoritarismos e governo das condutas. Apartado da neutralidade, produz conhecimento sobre o dispositivo monitoramento, análises sobre as tecnologias de governo e críticas às políticas de segurança. Nossas produções afirmam a liberdade de pessoas e coletividades. O LASInTec anda e pensa livremente com mais de um. Não tentem ver nossa sacola. Nosso material é público e livre.
Dispositivo monitoramento: uso de spin-offs militares no controle de epidemias e na atual pandemia do Covid-19

Apresentar brevemente o que entendemos por dispositivo monitoramento a partir do uso de tecnologias militares para controle de epidemias e como elas se convertem em controles regulares. Indicar algumas ações com uso de tecnologias militares para o controle da atual pandemia do Covid-19.
12/06 - 19h userjack

Usuário de Software Livre, militante pró-privacidade e apaixonado pela natureza.
Navegador Tor: Privacidade e Liberdade na Internet

Já ouviu falar do Navegador Tor? Com ele você pode navegar na Internet de uma forma realmente privada, sem rastreamento, vigilância ou censura. Alguns temas abordados serão as proteções que o Navegador Tor oferece, como funciona a Rede Tor e mitos comuns sobre ela.

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para participar. Se quiser, poderá instalar o Navegador Tor em seu celular ou computador e já começar a usá-lo!
16/06 - 19h Coletivo Mar1sc0tron

O Coletivo Anarcotecnológico Mar1sc0tron(mariscotron.libertar.org) é um coletivo anarquista que está focado na difusão, promoção e construção de uma cultura de segurança para apoiar a transformação social. Temos trabalhado para a construção desta cultura desde 2015, através de treinamentos, oficinas e da difusão de informação.
Segurança de Pés Descalços: em que pé estamos? por uma visão estratégica e coletiva da segurança

A Segurança de Pés Descalços (SPD) é um plano estratégico de segurança baseado nos princípios de prevenção e autonomia, e visa criar e manter as condições para a ação de coletivos que lutam pela transformação social.

Neste papo queremos apresentar a SPD, dizer em que pé estamos, e trocar ideias sobre táticas para difusão e formações para atingirmos juntos os objetivos desta caminhada.
18/06 - 19h Coletivo Planètes/Fagulha Podcast

Somos um coletivo anarquista (fagulhacast.noblogs.org) centrado na produção de material escrito e podcast.
Oficina virtual de podcast

A oficina vai tratar dos passos básicos para a criação de um podcast, da concepção à difusão, focando em software e plataforma livres.
23/06-19h caioau

Caio Volpato (caioau) é matemático aplicado e atua para difusão da criptografia, privacidade, software livre e cultura hacker. Atualmente atua como diretor executivo da Casa Hacker Hackerspace (casahacker.org).
O elo mais fraco da nossa segurança: S&nh5s

Nessa atividade vou explorar vários aspectos sobre senhas, e como ter senhas seguras
26/06 - 19h Jamila Venturini

Jamila Venturini é jornalista pela Universidade de São Paulo (USP) e mestranda em Ciências Sociais com foco em Educação na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (Flacso Argentina). Autora do livro “Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula” e co-autora de “Terms of service and human rights: analysis of online platform contracts”. Atualmente é coordenadora regional da Derechos Digitales, organização latino-americana que luta pela defesa e proteção dos direitos humanos no ambiente digital. É membro do Coletivo Intervozes e da Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade(Lavits).
Da liberdade ao neoliberalismo: vigilância, precarização e exclusão como política de uso de tecnologias na educação

A atividade pretende traçar um panorama de como ideias pedagógicas concebidas como libertadoras chegam a organizações como o Banco Mundial e a relação entre as propostas neoliberais dessas instituições para a educação e os interesses comerciais de corporações globais de tecnologia. Discutiremos o avanço silencioso dessas empresas sobre o sistema educativo no Brasil e suas potenciais consequências do ponto de vista do exercício de direitos, aprofundamento de desigualdades e precarização da educação.
30/06 - 19h Pablo

Estudante de matemática interessado em tópicos diversos de computação como design de linguagem, sistemas de tipos e programação funcional.
Introdução a Assembly

Uma palestra de nível introdutório sobre programação em Assembly. Os conteúdos da palestra abrangerão desde conceitos básicos — como registradores, instruções e o stack — até a reprodução de estruturas de controle em Assembly x64 — como blocos if-else e subrotinas.

É recomendável que espectadores possuam alguma familiaridade com linguagem de programação como Python ou C, embora não seja isso um pré-requisito. Tais linguagens serão utilizadas em exemplos ao longo da apresentação.
03/07 - 19h Coolab

A CooLab (coolab.org) – laboratório cooperativo de redes livres – é uma iniciativa que agrega diversas pessoas envolvidas com projetos de telecomunicação comunitária. Nosso objetivo é fomentar as infraestruturas autônomas, através da capacitação técnica e ativação comunitária e, sempre que possível, financiar esses projetos.
Você é usuaria ou usada?

Reflexões sobre a forma que nos relacionamos com a tecnologia, quem são “eles” e o que “eles” não inventam? O computador como uma extensão do corpo, a territorialização do ciberespaço e as redes mesh como aliadas.
04/07 - 17h Joenio
Algorave Brasil
Introdução a Livecoding
Apresentação sobre livecoding e bate-papo da comunidade Algorave Brasil

Performances
Ghales e djalgoritmo
07/07 - 19h Kretcheu

Professor, Debian maintainer, engenheiro.
Transplante de instalação para usar Luks

Atividade de tutorial prático para transferência de uma instalação de um sistema GNU/Linux, para um mesmo computador e preparando para usar criptografia de disco luks.
10/07 - 19h Sergio Henrique Silva

Tecnólogo em Sistemas pelo IF Catarinense, professor de informática em escola pública, desenvolvedor e ativista.
O que são os “Bots” do Twitter e como vem influenciando a política brasileira contemporânea

Os bots do Twitter vem sendo usados com fins políticos no Brasil há pelo menos 8 anos. Este trabalho em um primeiro momento visa descrever o que são e como são detectados os bots do twitter.

O trabalho também visa apresentar, em uma sequência cronológica, fatos ao decorrer destes anos onde ficou comprovada a utilização dos robôs do twitter como instrumento de propagação de informações, a fim de influenciar na correlação de forças do cenário político.
11/07 - 17h Diego Dukão
Programando música com Foxdot

FoxDot é uma biblioteca em Python feita por Ryan Kirkbride para fazer música com código. E é maravilhosa. Ela vem com vários sintetizadores, samples e efeitos pra fazer qualquer tipo de música/barulho. Cada linha é um instrumento novo, onde você passa o sintetizador que quer usar e a lista das notas que serão tocadas. Só que você não precisa saber qual sintetizador usar, porque você pode simplesmente testar todos, e nem as notas, porque você pode usar escalas e campo harmônico. Estes conceitos já estão implementados no FoxDot e eu vou explicá-los durante a palestra =) Juro que é simples.

Atenção: Não é necessário nenhum conhecimento prévio nem de programação nem de música para assistir e entender essa palestra.
11/07 - 18h Pietro Bapthysthe
beise
Performances Algorave Brasil