CriptoGoma    Guias sobre segurança    Blog    Arquivos

Guias sobre segurança

Aqui vai um compiladão de guias para ter mais segurança e privacidade na internet. Aqui fizemos uma listagem bem mais extensa de mais guias e tutoriais.

Signal

Deixe de lado o Zaperson e vem pro Signal! Ele é um mensageiro seguro e livre, para que ninguém consiga bisbilhotar suas conversas. Com ele você também tem uma opção para que as mensagens desapareçam depois de um tempo. Possui versões para Android, iOS e Desktop.

Com o Navegador Tor você consegue navegar pela internet de forma anônima, sem que os anúncios fiquem te seguindo, burlando a censura e evitando a vigilância em massa. Ele é fácil de instalar e usar, pode ser usado em qualquer sistema operacional e em dispositivos com Android e iOS.

Senhas e Autenticação de Dois Fatores

Criar e decorar boas senhas não é das tarefas mais fáceis. Para isso, existem os gerenciadores de senhas. Eles criam senhas fortes e guardam elas de um jeito seguro. Pra ir além, você também pode usar a autenticação de dois fatores. Disponível em alguns serviços, para ter acesso a suas informações terá que fornecer algo que você sabe (sua senha) e um segundo fator, algo que você tem (seu celular, por exemplo). Assim, mesmo que sua senha caia em mãos erradas, existe uma outra camada de proteção.

Guias para Referência

  1. Autodefesa (autodefesa.org), ferramentas de segurança digital básica. A segurança digital é o oposto da paranoia
  2. Autodefesa contra Vigilancia (EFF), tutoriais de como usar ferramentas pra ficar mais protegida na internet
  3. Manual de Autodefesa, um guia para qualquer pessoa e grupo que tenha interesse em saber por conta própria como se defender de ameaças do uso de dispositivos de comunicação na era da vigilância automática
  4. Cartilha Básica de Segurança Militante, das Brigadas Populares
  5. Ciberseguras, site com guias de segurança digital, com uma perspectiva feminista
  6. A guia de facilitação e aprendizagem em segurança da informação, da Escola de Ativismo em PDF
  7. Prism Break, apresenta alternativas livres a programas que usamos no cotidiano