CriptoGoma    Guias sobre segurança    Blog    Arquivos

CryptoRave 2017: a quarta CR a gente não esquece!

A CryptoRave é um evento anual em São Paulo que reune galera de todas as tribos com um mesmo interesse: discutir sobre criptografia, segurança e privacidade na internet! O evento conta com um instalaço de Debian GNU/Linux, palestras e atividades com enfoques diversos – técnico, gênero e sexualidade, ativismo –, além de uma criptofesta! Este ano, a quarta edição do evento contou com mais de 30h de atividades entre os dias 05 e 06 de maio, na Casa do Povo, e com uma super criptofesta na madrugada do dia 07 (pós atividades), no Al Janiah – diferente das edições passadas em que tudo ocorria no mesmo local (Centro Cultural São Paulo) e no período de 24h. Além disso, nós – Coletivo Encripta – somamos na organização e, não só fizemos a festa para arrecadar fundos e participamos dos corres nos bastidores e no dia, como também nossos integrantes marcaram presença com três atividades diferentes:

  • Ativistas e movimentos sociais na internet : apresentação de algumas ferramentas e programas que podem ser usados para organização, articulação e comunicação segura, com um foco especial em movimentos sociais e ativistas;
  • S&nh5s - o elo mais fraco da nossa segurança : explicação de conceitos teórios por trás das senhas fortes (como criar e gerenciá-las) e análise dessas, além de uma conversa sobre boas práticas de segurança;
  • GNU/Linux para noobs : aprenda o essencial para quem está dando os primeiros passos em GNU/Linux e livre-se de sistemas operacionais que não respeitam a sua liberdade!

Assim como nós, mais de 60 pessoas também se inscreveram para palestrar, ministrar oficinas, fazer intervenções artísticas e mandar aquele som na festa (confira o que foi a programação). Porque a base da CryptoRave é o trabalho voluntário, são dezenas de pessoas que somam em peso e com garra, tornando o evento possível até a última hora! Pessoas que, muitas vezes só vão conviver junto ali, naqueles três dias, ou mantem um contato a distância e esperam cada evento para (re)viver a loucura da CR novamente ou ainda pessoas que nunca se viram e aproveitam (a paixão por tecnologia e) esse evento para se encontrarem; enfim, diversas pessoas diferentes que fazem essa criptofamília aumentar a cada ano!

A CryptoRave possui uma magia que toca todos presentes: você sabe que possivelmente será mais uma madrugada virada, porém será com muitas conversas e trocas de experiências, laços e conexões que fortalecem nossa luta pela privacidade e liberdade na internet. Em tempos onde nossos direitos digitais são ameaçados por Estados de vigilância e grandes corporações que usam nossos dados como bem querem, essa união torna-se absolutamente necessária (e completamente bem-vinda).

Para aguentar horas de atividades e conversas, foi indispensável o suplimento de cafeína por 24h (vinda de baldes de café e do divino baer mate). Isso, aliado a tantas cabeças fritando num só lugar, resultou em uma nova modalidade do jogo da velha: CryptoVelha! E, logo após sua criação, já ocorreu o primeiro Torneio Nacional de CryptoVelha (TNCV), com 4 pessoas inscritas! Esperamos ter mais inscrições ano que vem (e quem sabe essa modalidade se torne o jogo oficial da CryptoRave).

Temos a certeza de que a CryptoRave não será só mais um evento, serão dias para não se esquecer. Cada pessoa que participa desse espaço de vivência sai de lá com algo novo dentro de si, uma inquietação, uma vontade de fazer algo para mudarmos esse cenário quase distópico em que vivemos.

Se você quer dar uma conferida de como foi o evento, dê uma olhada na cobertura feita pelo Centro de Mídia Independente (CMI)! Tem fotos das atividades e muito mais; além disso, se não tá ligada, aproveite para conhecer as coberturas do CMI!