CriptoGoma    Guias sobre segurança    Blog    Arquivos

Encripta em Sanca: Privacidade em tempos de ''Curte, Comenta e Compartilha''

Olá São Carlos, a criptonave do Encripta está aterrizando em terras ‘sancanianas’ e para marcar nossa chegada estamos organizando uma atividade para discutirmos a situação da privacidade na internet atualmente! (:

Nos encontraremos no campus da USP, em dois horários diferentes:

  • dia 13/03 (terça feira) às 15h30, na praça em frente ao CAASO;
  • dia 14/03 (quarta feira) às 19h15, no palquinho em frente ao CAASO.

Veja a localização no mapa (OpenStreetMap).

A atividade será uma roda de conversa descontraída sobre o estado atual da vigilância em massa (tanto a estatal quanto a empresarial), no Brasil e no mundo, como isso nos afeta e, principalmente, como nos tornarmos menos suscetíveis a essa vigilância: soluções livres existem e estão ao nosso alcance!

Esperamos que o clima entre as pessoas participantes seja respeitoso, para que assim todas possam se expressar. Por isso, antes de ir, dê uma lida em nossos manifesto e código de conduta.

Um aperitivo da atividade, contextualizando a privacidade na USP: em 2016, a USP firmou um acordo com o Google para fornecer “gratuitamente” à comunidade acadêmica a ferramenta “G Suite for Education”. Emails e armazenamento ilimitados nos servidores do Google são algumas das supostas vantagens oferecidas pela empresa. Mas se a USP não paga nada, por que o Google faz tudo isso de graça? Porque a conta é paga com os dados da comunidade acadêmia uspiana!

Resistindo à distopia - CryptoRave

Entre os dias 4 e 5 de maio de 2018, em São Paulo - SP, durante 36 horas, a CryptoRave (CR) traz atividades sobre segurança, criptografia, hacking, anonimato, privacidade e liberdade na rede. Essa é a 5ª edição do evento! Estamos montando uma caravana de São Carlos para irmos todo mundo junto! Mais informações aqui.

A CryptoRave inspira-se na ação global e descentralizada da CryptoParty, a qual tem como objetivo difundir os conceitos fundamentais e softwares básicos de criptografia. Criada em 2014, a cada edição mais de 2500 pessoas participaram!

Além de ser um evento aberto e gratuito, a CryptoRave é financiada totalmente por doações! Estamos no meio da campanha de financiamento coletivo e, se não atingirmos a meta, não tem CryptoRave!

Faça sua doação e receba recompensas sensacionais! (catarse.me/cryptorave2018)

divulgacao_conversa