CriptoGoma    Guias sobre segurança    Blog    Arquivos

Conhecendo e Desmistificando Tor

Tor (O roteador cebola, do inglês The onion router), além de ser um projeto de software livre e com código aberto, pode ser compreendido basicamente como 3 coisas: um protocolo, uma rede, ou um navegador.

Tor

  • O projeto está registrado como uma organização não governamental, sem fins lucrativos;
  • O protocolo está definido publicamente em especificações técnicas nos repositórios do projeto;
  • A rede provê à seus usuários a privacidade para acessar/publicar conteúdos/serviços diversos;
  • O navegador é a porta de entrada mais simples para se ter acesso a rede.

O que é, para que serve e quem usa Tor?

O que é?

Por definição do próprio projeto, o termo Tor, pode ser definido como uma rede de servidores operados por voluntários que oferecem a seus usuários a possibilidade de permanecerem anônimos e seguros na Internet.

Uma série de túneis virtuais são utilizados/criados entre a conexão originada pelos usuários e os servidores/serviços que eles desejam utilizar através da Internet, de forma a não comprometer a privacidade destes usuários. Tor também age como uma importante ferramenta de combate a censura e filtros de informações que deveriam ser públicas em todo o globo. Além de oferecer a possibilidade de usuários acessarem serviços e conteúdos de forma anônima, ainda é possível publicar e servir conteúdos de forma anônima através dos chamados “onion services” (antigamente conhecidos como hidden services). Todos os endereços dentro da rede Tor são identificados por um sufixo .onion atrelado ao nome/hash do serviço que o usuário deseja acessar.

Uma pequena cartilha disponibilizada pelo projeto pode ser acessada aqui.

O que NÃO é?

Praticamente toda a imagem estereotipada que “Hollywood” criou e promoveu em seus filmes onde existiam quaisquer crimes e condutas ilícitas na Internet.

Uma das maiores ignorâncias ligadas a rede, infelizmente, é essa conexão direta a uma criminalização de seus usuários (e/ou desenvolvedores).

É, sim, triste e vergonhoso saber que alguns casos existem; entretanto a execução de tais estúpidas ações pode ser realizada mesmo sem que a rede Tor existisse.

Reflita.

Tor pode ser utilizado em sistemas operacionais Windows, em sistemas baseados no kernel Linux, Mac/OSX e em outros sistemas de linhagem BSD/UNIX.

Para que serve?

Utilizar Tor te protege contra diferentes tipos de ataques ou monitoramentos indesejados; ambos relacionados a análise de tráfego. Esta análise pode servir, por exemplo, para identificar quem está se correspondendo com quem numa rede aberta/pública.

Diversos e diferentes sítios ou portais de comércio eletrônico podem identificar os comportamentos de internautas e, de maneira abusiva, alterar preços e enviar propagandas diferenciadas a seus visitantes (muitos podem, até, bloquear ou redirecionar visitantes para outros portais). Com ajuda do Tor você pode prevenir que seus comportamentos sejam rastreados numa rede pública, ou até mesmo numa rede privada.

Se você estiver viajando de férias e visitar sua conta de email pessoal através da rede de um hotel/motel/albergue, além de ser possível que pessoas mal intensionadas interceptem seu tráfego, é possível que você comece a receber mensagens indesejadas ou seja abordado nos corredores ou na recepção para ser questionado sobre promoções e outras situações peculiares.

Caso você esteja viajando por continentes ou países que apliquem censura ou monitoramentos excessivos em conteúdos disponíveis na Internet, pode ser que, sem o uso de Tor, você não possa sequer ter acesso a suas redes sociais preferidas! Você pode, ainda, ser impedido de ter acesso a seus portais de notícias preferidos ou aquele mensageiro instantâneo que tanto gosta. Tor te ajuda a acessar suas redes sociais, ler suas notícias favoritas e poder manter contato com seus amigos/familiares.

Quem usa?

Tor - Usuários

  • eu;
  • Famílias (preocupadas com a privacidade/segurança dos parentes);
  • Jornalistas e Repórteres;
  • Universidades ou Institutos de Tecnologia;
  • Ativistas e Ciberativistas;
  • Companhias de Pesquisa e Desenvolvimento;
  • Organizações não Governamentais;

Porque eu deveria me preocupar em usar Tor?

Você ainda têm dúvidas de porque utilizar Tor? Provavelmente a mídia e todo um complô formado para manchar a imagem da rede esteja impedindo que você sequer experimente e usufrua dos benefícios oferecidos (de forma aberta, gratuita e voluntária).

Aqui, um caso compartilhado durante uma apresentação sobre Tor:

Suponha que você, infelizmente, tenha um parente que esteja a sofrer com algum tipo de doença que lhe forçará a usar seu seguro de saúde e, talvez, se ausentar alguns dias do trabalho. Por algumas poucas vezes, enquanto você estava no trabalho (sem infringir nenhuma condição de acesso a Internet imposta por sua empresa), você pesquisou sobre como deveriam ser os procedimentos ou medicamentos para ajudar no tratamento de seu parente; você está apenas utilizando ferramentas de busca na web para obter algumas informações úteis e até mesmo vitais. Okay? Eis que, um belo dia, você chega no trabalho e descobre que será desligado da empresa! Mas porquê? Durante o processamento de um relatório interno realizado pelo departamento técnico, constatou-se que um dos funcionários estava com um parente doente e a empresa teria de custear alguns benefícios relacionados ao seguro de saúde; você é este funcionário! Este motivo você descobre só depois de já ter perdido seu emprego e estar, quem sabe, sobrevivendo “apenas” do seguro desemprego oferecido em seu país, ou região. Você não desrespeitou ou não saltou através de nenhuma das políticas impostas pela sua empresa. Você apenas acessou conteúdo público, disponível na Internet, e leu algumas páginas especializadas ou blogs. Agora? Realize a dor de cabeça e toda a perda de tempo e energia que você vai ter, lutando contra a empresa que te demitiu e o quanto que você terá de se dispor a faltar no acompanhamento de seu parente doente.

Mesmo assim, você ainda está com dúvidas e teme por utilizar ferramentas que te levem a usufruir da rede? Não quer nem baixar e testar o navegador? Certo, aqui vai um outro caso:

Refugiadx e lutando para conseguir axilo político, você, que é pai ou mãe de uma criança, quer MUITO entrar em contato com ela para dar notícias de que você está bem e que, se tudo continuar dando certo, em breve vocês poderão estar juntos outra vez e mudar de vida longe do país onde antes se encontravam (longe de guerras, conflitos e, quem sabe, carnificinas propiciadas por brigas religiosas). Com auxílio de Tor vocês podem se comunicar de forma segura e anônima através da Internet.

Continua com dúvidas ou está parecendo algo muito dubioso? Visite a biblioteca de mídias do projeto.

Como funciona?

Se você precisa acessar um servidor/serviço na Internet, em resumo, funciona assim:

Cliente -> Bridge/Relay -> Relay -> Nós de Saída -> Internet

Se você precisa acessar um onion service, em resumo, funciona assim:

Cliente -> Bridge/Relay -> Relay -> ~ -> endereço.onion

Tor - Globo

Cada salto que você dá para dentro da rede têm sua própria camada de criptografia. O último pulo, para a Internet (se necessário), não sabe de onde a solicitação originalmente veio.

Tor - Camadas

Bridge (Apoio/Ponte)

Uma bridge funciona uma conexão de apoio/ponte para que você consiga realizar o primeiro salto para dentro da rede Tor; Bridges são utilizadas quando há uma censura excessiva ou filtros abusivos em sua conexão com a Internet.

Muitas das bridges existentes fazem uso de obfuscadores de tráfego. Estes, por sua vez, auxiliam o mascaramento do tipo de tráfego que ocorre entre você e a bridge (seu primeiro salto para dentro da rede).

Por desempenharem funções vitais na rede Tor, os endereços IP públicos de bridges não são publicados junto com outros endereços de servidores qeu operam apenas como relays. Entretanto, como toda a rede é aberta e o projeto trabalha da forma mais transparente possível, é possível tem acesso a alguns dos endereços IP e das assinaturas dos servidores bridge (pontes) através da Base de Dados oficial.

Relay (Rebatedor/Repetidor/Refletor)

Relay é a definição básica de um nó na rede Tor.

Algumas documentações referenciam o primeiro salto para dentro da rede como ‘Relay de Entrada’, ‘Relay de Guarda’, ou ‘Relay Guardião’. Existe, ainda, um ciclo de vida que a rede respeita para eleição dos servidores que devem desempenhar esta função (não são quaisquer novos servidores que podem simplesmente se ligar a rede e operar como guardiões - para maiores detalhes a respeito deste ciclo de vida, uma publicação no blog oficial do projeto está disponível para leitura aqui).

Recebem nomes específicos quando estão operando em funções especiais, como ‘Bridge’ ou ‘Nó de Saída’.

Nó de Saída

São nós que permitem você sair da rede Tor e chegar até sítios/portais/servidores/serviços hospedados na Internet.

Como utilizar? Como colaborar?

Mencionada anteriormente, a forma mais simples é a utilização do navegador disponibilizado pelo projeto, o Tor Browser. Esta é, sem dúvida, a forma mais recomendada para ter seu primeiro contato com Tor.

Utilizando

Tor - Navegador

O navegador é uma versão customizada do Mozilla Firefox e vem acompanhado do conjunto de bibliotecas e aplicações necessárias para você ter acesso a rede Tor e também conseguir manter sua privacidade no acesso à Internet. Nenhum outro software adicional é necessário, e não é preciso que você instale o navegador; ele pode ser usado logo depois que você obtiver o pacote e descomprimir os arquivos numa pasta de sua preferência.

Para usuários do sistema operacional Android, é possível usar o Orbot em conjunto com o Orfox! Ambos os aplicativos são gratuitos e de código aberto (assinados pelo The Guardian Project).

Alternativas para uso do Tor estão descritas no sítio oficial e em páginas da wiki do projeto.

Caso necessite de guias em português para configuração de bridges e relays, visite o repositório do projeto TorBSD.

Colaborando

Se você se interessou e quer ajudar, visite a página oficial do projeto, sobre ser voluntário.

Você pode, ainda, fazer uma doação.