CriptoGoma    Guias sobre segurança    Blog    Arquivos

Microsoft comprou o Github, e agora?

Ontem (4 de junho de 2018), foi anunciado que a Microsoft está comprando o Github, a plataforma de hospedagem de código-fonte com controle de versão usando o Git mais usada do mundo. Motivadas principalmente por questões sobre privacidade e sobre a futura qualidade do serviço, milhares de pessoas já migraram seus projetos para outras soluções livres.

O Github é um serviço proprietário e centralizado. Aqui vamos apresentar algumas soluções livres e que podem ser auto-hospedadas em seu próprio servidor :)

Gitlab

Software livre, pode ser auto-hospedado ou usado em alguma instância existente. O próprio Gitlab possui uma instância, o gitlab.com (com repositórios privados mesmo na versão gratuita!), que é livre (Community Edition). Outra opção é o 0xacab, instância livre do Gitlab hospedada pelo Coletivo Riseup, gratuita e também com repositórios privados.

Outra função muito útil do Gitlab é o Gitlab Pages, que permite que você hospede seu site de forma gratuita (nosso site está hospedado no Gitlab). Outra coisa legal é que existe uma proposta de federação entre as diversas instâncias do Gitlab.

Logo após se iniciarem os rumores da compra do Github pela Microsoft, começou a campanha #movetogitlab, que já conta com milhares de adesões. A migração do Github para o Gitlab é bem rápida, leva menos de 5 minutos. Veja aqui como migrar seus projetos.

Site oficial do projeto

Gogs

Também software livre, pode ser auto-hospedado ou usado em alguma instância já existente. A instância mais popular é a NotABug.org, que também é gratuita e livre.

Site oficial do projeto

Sugestões

Gosta de alguma solução livre ao Github que não está por aqui? Manda pra gente que adicionamos! Nosso email é o encripta [arroba] riseup [ponto] net.